Tudo sobre menstruação: o que é, causas, sintomas e mais

Apesar de superpresente na vida de quase todas nós, a menstruação gera muitos questionamentos. A gente se pega, vez ou outra, cheias de dúvidas sobre “aqueles dias” - quem nunca, né?

Para lhe ajudar a entender direitinho, separamos tudo sobre menstruação. E se ficar querendo saber mais ainda, é só conferir a nossa página de dicas!

❤ O que é a menstruação?

O principal você talvez já saiba: a menstruação é um sangramento vaginal mensal. Esse processo periódico começa na menarca (a primeira menstruação) e só vai terminar com a menopausa (ou última menstruação espontânea de uma mulher)¹.

❤ Por que menstruamos? 

A menstruação pode ser definida como o processo final do ciclo menstrual, que tem como objetivo deixar o nosso corpo prontinho para engravidar¹.

Durante uma das fases do ciclo menstrual, caso não haja a fecundação (a mulher não engravide), o endométrio (espécie de “cobertura” interna do útero que ficou mais espessa para receber um possível bebê) se descama¹. Então, os resíduos dele são liberados pelo organismo através do sangramento vaginal: a menstruação. Por isso, ela marca o fim do ciclo menstrual, já que a descamação do endométrio é a última parte do ciclo e o reinício do processo¹.

❤ Quais as características da menstruação? 

Muitos fatores acabam influenciando o ciclo menstrual e, por consequência, a menstruação. Mas, no geral, a menstruação dura de dois a seis dias, e o sagramento tem volume de 30 a 80 mL (uma troca de quatro a seis absorventes por dia). O intervalo entre uma menstruação e outra é de 21 a 35 dias².

O início da menstruação (menarca), em média, acontece quando a menina tem cerca de 12 anos de idade. A menarca marca o início da vida adulta e fértil da mulher². Por isso, é um acontecimento muito importante na vida de todas nós (não apenas biológica, mas também socialmente)¹.

❤ O que a menstruação causa no corpo? O que é a TPM? 

A menstruação vai muito além do sangramento. Afinal, vem acompanhada de outros sintomas e efeitos no nosso corpo.

A tensão pré-menstrual (TPM) é o conjunto de vários sintomas físicos, comportamentais e emocionais. Os principais são: ansiedade, agressividade, irritação, dor abdominal (a famosa cólica), dor nas mamas, dor de cabeça e outros³.

Mas a TPM é natural e normal do ciclo menstrual³. A boa notícia é que ela vai embora (ou pelo menos diminui) com o fim da menstruação³.

❤ É possível interromper a menstruação?

Esse é um tema bem polêmico. A resposta é sim, é possível atrasar ou até mesmo interromper (temporariamente) o fluxo da menstruação⁴.

A menstruação faz parte do ciclo menstrual, que funciona com base na relação entre vários hormônios e órgãos do nosso corpo¹. Por isso, existem maneiras de alterar o processo e o padrão menstrual⁴.

Isso pode ser feito através de métodos anticoncepcionais (como a pílula), já que eles alteram os hormônios do ciclo⁴. Um tipo de contraceptivo injetável, por exemplo, pode interromper a menstruação por vários meses; o mesmo ocorre com o DIU, entre outros métodos⁴.

A escolha é sua! Mas, converse com o seu ginecologista antes para saber como fazer isso da maneira correta e confirmar se não tem realmente nenhum problema no seu caso. ;)

❤ Menstruação irregular, e agora?

Agora você já sabe que a menstruação faz parte de um processo natural do corpo. Porém, é importante destacar que a menstruação pode ser normal, mas também irregular.

A menstruação irregular é aquela que não tem as características citadas antes (sobre a duração e o volume do sangramento)¹. Se você tem a menstruação assim (escassa ou abundante, muito frequente ou que demora muito para acontecer), calma!

Isso não quer, necessariamente, dizer que você tem algum problema sério de saúde. Especialmente na adolescência, os ciclos menstruais da mulher podem ser bastante irregulares¹.

Vários fatores, como estresse, alimentação e até uma repentina e/ou drástica mudança de ambiente, podem interferir no processo hormonal do ciclo e gerar irregularidades na menstruação².

O melhor é não se desesperar, mas também “não dar mole”: procure o seu médico - nem que seja para ele te tranquilizar! Pergunte e tire dúvidas. Entender e cuidar do seu corpo é uma forma de empoderamento! Vamos lá, meninas! ;)

A menstruação irregular é aquela que não tem as características citadas antes (sobre a duração e o volume do sangramento)¹.

Referências:

1) Bouzas I, Braga C, Leão L. Ciclo menstrual na adolescência. Rev Adolesc & Saúde. 2010; 7(3): 59-63.

2) Beznos GW. Distúrbios menstruais. RBM. 2000; 38(8): 372-375.

3) Paiva SPC, Paula LB, Nascimento LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): uma revisão baseada em evidências científicas. FEMINA. 2010; 38(6): 312-315.

4) Ribeiro CP, Hardy E, Hebling EM. Preferências de mulheres brasileiras quanto a mudanças na menstruação. Rev Bras Ginecol Obstet. 2007; 29(2):74-9.